Casa do Bandeirante no Butantã: História, Arquitetura e Como Visitar
O nome do bairro está na parede da casa. Na língua geral que se falava em São Paulo, “butantã” queria dizer terra socada, ou seja, a taipa com que se levantavam as construções por aqui. A Casa do Bandeirante, na Praça Monteiro Lobato, é feita exatamente disso, e foi construída provavelmente nas primeiras décadas do século 17.
Ela abre de terça a domingo, de graça, e boa parte do bairro que leva o seu nome nunca entrou lá.
Não confunda: são duas casas bandeiristas no distrito
Essa é a dúvida mais comum, e é justa. O distrito do Butantã tem duas casas bandeiristas tombadas, as duas unidades do Museu da Cidade de São Paulo, as duas restauradas pelo mesmo arquiteto. São prédios diferentes, em bairros diferentes.
| Casa do Bandeirante | Casa do Sertanista | |
| Também chamada | Casa do Butantã, Casa Velha do Butantã | Casa do Caxingui |
| Onde fica | Praça Monteiro Lobato, Butantã | Praça Ênio Barbato, Caxingui |
| Metrô | Butantã (Linha 4-Amarela) | São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) |
| Restauro concluído | 1955 | 1970 |
| CONDEPHAAT | Processo 22262/82 | Processo 22264/82 |
👉 Leia também: Casa do Sertanista: a casa bandeirista do século 17 no Caxingui
👉 Leia também: Caxingui: guia completo do bairro no Butantã
O nome do bairro é a técnica da parede
A história do território começa em 1566, quando foi concedida uma sesmaria a Jorge Moreira e Garcia Rodrigues, na paragem então conhecida como Uvatantan. Em 1602 há registro da propriedade como pertencente a Afonso Sardinha, com o nome de Ubatatá, termo tupi que a Prefeitura traduz como “terra dura”.
As duas leituras convergem para a mesma imagem: terra batida, terra socada, terra endurecida. É a descrição do material, não da paisagem. O bairro se chama Butantã por causa do jeito de fazer parede.
Afonso Sardinha não era um nome qualquer. Foi o explorador das primeiras minas de ouro de que se tem notícia no Brasil, as Minas do Jaraguá, do outro lado da cidade.
👉 Leia também: A história do Butantã: das trilhas indígenas a um dos bairros mais importantes de São Paulo
Uma casa que olhava para o rio e hoje está de costas para ele
Este é o detalhe que muda a forma de olhar a casa.
A planta é quadrada e a frente está voltada para oeste, porque era ali que passava o Rio Pinheiros, então chamado Jeribatuba. Dessa posição, a casa dominava uma longa extensão do rio, que era a principal via de transporte e de comunicação com Santo Amaro.
Com a retificação do Pinheiros, no século 20, o rio trocou de lado. A casa que foi construída de frente para a água hoje tem a água nos fundos.
A posição não era escolha de paisagem, era escolha de vigilância. Dali havia vista direta para o Pico do Jaraguá, e do Jaraguá se sinalizava para o centro da Vila de São Paulo, onde ficava a Câmara. A casa também ficava perto da confluência do Pinheiros com o Tietê, então chamado Anhembi, e guardava o caminho fluvial que levava a Santo Amaro.
Havia razão para tanta vigilância. Os paulistas do período temiam uma revolta indígena generalizada, como a que sitiou a Vila de São Paulo em 1562, temiam a chegada de franceses, ingleses ou holandeses, e temiam um contra-ataque espanhol pelo mesmo caminho que as bandeiras paulistas usavam para o sul. As casas das famílias que financiavam as expedições ganharam caráter de fortificação e formavam um sistema coletivo de defesa do planalto.
A arquitetura, em quatro elementos
Alpendre reentrante. É a assinatura das casas bandeiristas: a varanda recuada para dentro do volume da casa, e não acrescentada por fora.
Taipa de pilão e pau a pique. A taipa de pilão é terra socada dentro de formas de madeira, técnica que dominou a construção paulista do século 16 até meados do 19, sobretudo pelo isolamento causado pela dificuldade de atravessar a Serra do Mar. O pau a pique é a trama de madeira preenchida com barro.
Cobertura em quatro águas. O telhado cai para os quatro lados.
Duas formas de janela. Aqui fica um enigma bonito. A casa restaurada tem janelas de verga reta e janelas de verga curva. Sinal de dois momentos construtivos diferentes ou capricho de quem restaurou? A pergunta segue aberta na bibliografia.
Quem foi dono da casa
| Período | O que aconteceu |
| 1566 | Sesmaria concedida a Jorge Moreira e Garcia Rodrigues, na paragem de Uvatantan |
| 1602 | Propriedade registrada como de Afonso Sardinha, com o nome de Ubatatá |
| Depois | Doação dos bens à Capela de Nossa Senhora das Graças, da ordem dos jesuítas |
| 1759 | Com a expulsão dos jesuítas, a área vai a leilão e passa por vários proprietários |
| 1875 | Eugênio Vieira de Medeiros adquire a área, então chamada “Rio Abaixo dos Pinheiros” |
| 1912 | A Cia. City de São Paulo compra o imóvel |
| 1944 | A Cia. City doa à municipalidade a área que incluía a “Casa Velha do Butantã” |
| Anos 1940 e início dos 1950 | O imóvel fica sem definição de uso |
| 1953 | A Comissão do IV Centenário de São Paulo assume a responsabilidade pela casa |
| 1954 e 1955 | Restauro conduzido por Luís Saia |
| 30 de outubro de 1955 | Abre o museu evocativo da época das bandeiras |
O restauro que virou outra coisa
A casa não se chamava Casa do Bandeirante. Ela era a Casa do Butantã, ou “Casa Velha do Butantã”, e foi rebatizada por ocasião das comemorações do IV Centenário da cidade.
O conjunto de casas bandeiristas remanescentes começou a ser identificado nos anos 1930, primeiro por Mário de Andrade e depois por Luís Saia. Em 1954, a Comissão do IV Centenário, presidida por Guilherme de Almeida, propôs a restauração e contratou Saia, então chefe do distrito do IPHAN em São Paulo. A direção da obra ficou com o técnico Benedito Pacheco.
Foi a primeira casa bandeirista da Prefeitura de São Paulo a ser restaurada, e o modelo para as que vieram depois.
Quem propôs transformar o imóvel em museu foi Paulo Camilher Florençano, assistente de Guilherme de Almeida. Ele viabilizou a obra, mobiliou a casa e o entorno com equipamentos domésticos dos séculos 17 e 18 buscando reproduzir um cenário de época, e foi nomeado Conservador da Casa do Bandeirante, cargo em que ficou pelo menos até dezembro de 1963.
O nome de Florençano provavelmente soa familiar para quem leu nosso texto sobre a outra casa: é o mesmo homem que atuou para salvar a Casa do Sertanista, no Caxingui.
O que o próprio restaurador achou do resultado
Aqui está a parte que quase nenhum material sobre a casa conta.
Luís Saia restaurou o prédio, e depois escreveu, em nota de rodapé de Morada Paulista, que a casa do Butantã havia sido convertida em “uma discutida e esdrúxula Casa do Bandeirante, cujo recheio é […] quase totalmente mineiro”.
A crítica é técnica, não estética. O acervo reunido para “recriar” o cotidiano bandeirista paulista veio, em boa parte, de Minas Gerais e do Vale do Paraíba. Ou seja: a arquitetura é paulista e autêntica, mas o mobiliário que a preenche conta outra história, de outro lugar e de outro tempo.
E não é só Saia. A própria Prefeitura, na apresentação oficial da unidade, descreve a casa como “ícone de um passado histórico idealizado, espaço de crítica e contextualização de mitos”.
Isso torna a visita mais interessante, não menos. Você entra num prédio genuíno do século 17 e, ao mesmo tempo, num cenário montado nos anos 1950 para contar uma versão heroica do bandeirantismo que a historiografia hoje questiona. São duas camadas no mesmo lugar, e as duas são documento.
Uma casa de um conjunto
A Casa do Bandeirante não é uma peça isolada. Ela integra o grupo de habitações rurais paulistas construídas entre os séculos 17 e 18 na periferia do núcleo urbano primitivo, concentradas junto à bacia do Tietê e do seu afluente Pinheiros.
No distrito do Butantã, a outra sobrevivente é a Casa do Sertanista. E há indícios de mais: onde hoje está o Parque Burle Marx, vestígios de uma grande construção em taipa sugerem que havia outras casas guardando o mesmo caminho fluvial.
Os dois tombamentos
A casa é protegida nas esferas estadual e municipal.
| Órgão | Ato | Registro |
| CONDEPHAAT (estadual) | Resolução 02, de 24/01/1983 | Processo 22262/82. Livro do Tombo Histórico nº 207, p. 56, em 01/02/1983. Diário Oficial de 25/01/1983 |
| CONPRESP (municipal) | Resolução 05/91, de 05/04/1991 | Mesma resolução que tombou a Casa do Sertanista |
Detalhe que liga as duas casas: a Resolução CONPRESP 05/91 é a mesma que protegeu a Casa do Sertanista. As duas entraram na proteção municipal no mesmo ato, no mesmo dia.
A casa também tem área envoltória definida, o que impõe restrições ao entorno, e o uso da área verde ao redor é regulado pela Portaria SMC nº 13, de 10 de março de 2023. Vale conferir as regras antes de planejar piquenique ou atividade em grupo no gramado.
Como visitar
📍 Endereço: Praça Monteiro Lobato, s/n, Butantã, São Paulo/SP, CEP 05506-030
🕘 Horário: terça a domingo, das 9h às 17h
🎟 Entrada: gratuita
👥 Visitas espontâneas: sem necessidade de agendamento
🏫 Grupos e escolas: agendamento por educativomuseudacidade@gmail.com
🚇 Metrô: Butantã, da Linha 4-Amarela
🚌 Ônibus: consulte as linhas em sptrans.com.br
🏛 Administração: Museu da Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura
| 💡 Dica de roteiro: as duas casas no mesmo dia Dá para fazer as duas casas bandeiristas no mesmo dia, as duas de graça, as duas na Linha 4-Amarela. Comece pela Casa do Bandeirante, na estação Butantã, e siga para a Casa do Sertanista, na estação São Paulo-Morumbi. As duas abrem de terça a domingo, das 9h às 17h. |
| ⚠ Antes de ir, confirme o funcionamento nos canais do Museu da Cidade de São Paulo. Unidades históricas entram em obras de conservação periodicamente. |
Perguntas frequentes
A Casa do Bandeirante é a mesma coisa que a Casa do Butantã?
Sim. “Casa do Butantã” e “Casa Velha do Butantã” são os nomes antigos do imóvel. Ele foi rebatizado como Casa do Bandeirante na época do IV Centenário da cidade, em 1954 e 1955.
Então qual a diferença entre a Casa do Bandeirante e a Casa do Sertanista?
São duas casas bandeiristas diferentes, em bairros diferentes do mesmo distrito. A Casa do Bandeirante fica na Praça Monteiro Lobato, no Butantã. A Casa do Sertanista fica na Praça Ênio Barbato, no Caxingui.
Quanto custa a entrada?
Nada. A visitação é gratuita.
Qual o horário de funcionamento?
De terça a domingo, das 9h às 17h. Fecha na segunda.
Preciso agendar?
Não, para visitas individuais. Grupos e escolas agendam por e-mail.
De quando é a casa?
Provavelmente das primeiras décadas do século 17.
O que significa Butantã?
Terra socada ou terra dura, em referência à taipa usada nas construções da região. É o nome do material da parede.
Dá para ir de metrô?
Sim. A estação Butantã, da Linha 4-Amarela, é a mais próxima.
Informações verificadas em 16 de setembro de 2026 na página oficial da Casa do Bandeirante no Museu da Cidade de São Paulo, nos registros de tombamento do CONDEPHAAT e do CONPRESP e no acervo de pesquisa do projeto Casas Bandeiristas. Horários de equipamentos públicos mudam. Confirme antes de ir.

